Apartamentos de alunas/os negras/os incendiados
Incêndio com motivações racistas e xenófobas na Casa dx Estudante Universitárix da Un B?
Três apartamentos coletivos habitados por estudantes negr@s na casa d@ estudante universitári@ da Universidade de Brasília foram incendiados na madrugada de hoje. Os extintores de incêndio foram esvaziados pelo/a incendiária/o mas @s estudantes negr@s não ficaram feridxs fisicamente.
O incêndio parece ter sido motivado por racismo e xenofobia, uma vez que conversando com outrxs moradorxs da casa fomos informadas de que havia registros anteriores de violência simbólica (pixações nas paredes dos prédios) e físicas (bombas jogadas em festas africanas) praticada contra as/os estudantes negrxs.
Quando perguntamos ao reitor Timothy Muholland se a reitoria sabia do ocorrido ele respondeu que sim, afirmando que o caso está sendo investigado pelo decanato de assuntos comunitários da universidade. O reitor também disse que as investigações querem apurar a natureza do incêndio, se criminoso ou não.
Às 14h haverá uma concentração em frente ao C.A. de Sociologia (ala centro do Minhocão/ICC) seguida de um ato anti-racismo que provavelmente vai voltar para a Faculdade de Educação, onde acontece o evento sobre Universidade Nova que reúne "especialistas" em educação de todo o país.
Lembramos que, por serem imigrantes, as/os estudantes negr@s não podem participar de manifestações públicas sob pena de perderem seu visto de permanência no brasil. Deixamos aqui nosso repúdio ao racismo e à xenofobia crescentes em Brasília/DF com o (re)surgimento de grupos de orientação nazi-fascista (como carecas e white-power).
!NO PASARÁN!