textos wendo brasilia
[comecei a pensar num texto, que fosse mais pessoal mesmo]
aprender a dizer não.
retomar conexões com outras mulheres (ou criar conexões entre mulheres).
estabelecer um círculo de confiança e cuidado entre nós.
acho que são essas as coisas que mais me interessam no wendo.
"não" que é escasso nas nossas bocas, quando preferimos ceder a contragosto. porque é pressuposto que devemos servir, que devemos nos submeter de bom grado à vontade alheia, mesmo que em nome do cuidado.
ligações que também são escassas, já que estamos imersas em um ideologia de competição feminina e separadas por localizações sociais diferentes e por diferentes comprometimentos políticos.
[um quadrinho falando de informações sobre o wendo]
pra quem não sabe, wendo significa "caminho das mulheres" e surgiu no canadá na década de 70 "desenvolvido por uma família que treinava artes marciais e que souberam que sua vizinha tinha sido agredida e morta pelo marido dela, sem chances de defesa. Por isto, eles/elas decidiram criar técnicas e estratégicas, fáceis e seguras, de serem aplicadas por mulheres e meninas quando estas fossem vítimas de alguma violência, em casa ou nas ruas. A partir daí, o Wen Do? começou a ser difundido por diversos países, entre eles, o Brasil que hoje conta com cinco grupos nas cidades de Curitiba, Salvador, São Paulo, João Pessoa, e mais recentemente, em Brasília."
[a partir do nome wendo "caminho das mulheres" falar alguma coisa sobre a construção coletiva desse caminho, sei lá...]
algumas páginas feras:
no Brasil: http://www.wendobrasil.rg3.net/
em inglês: http://www.wendo.ca/pages/home.htm [canadá]