: o que são os fóruns temáticos?
A idéia dos fóruns temáticos surgiu como possibilidade de apropriação das ferramentas de comunicação, relacionamento e ação via internet, para realizar diálogos e aprendizagem à distância, em formatos não-ortodoxos e sobre temas variados, desde perspectivas contra-hegemônicas. O espaço do fórum é para compartilhar saberes e experiências em ações feministas e fortalecer laços de amizade, cuidado e amor entre coletivos e pessoas que atuam desde e contra a precariedade da existência.
Os fóruns temáticos são períodos de reflexão, debate, pesquisa-ação e aprendizagem a partir de um tema proposto, mas não restrito a ele, com ou sem a orientação e participação de pessoas convidadas. Os temas são propostos por uma pessoa ou grupo, responsável por convidar e reunir outras pessoas interessadas no fórum e oferecer formas de realização do mesmo via internet, além de outras tarefas operacionais – listadas a seguir.
As ferramentas para realização dos fóruns são tantas quantas as disponíveis na rede: encontros em salas de bate-papo, debates em listas de e-mail ou páginas públicas de internet, conversas via microfone e/ou câmera, upload de arquivos de imagem, áudio, vídeo e texto, só para citar algumas possibilidades.
: como propor um fórum temático?
Talvez seja possível listar algumas tarefas comuns na preparação e realização de fóruns temáticos. A lista de tarefas a seguir está sendo elaborada na tentativa de facilitar – e não restringir – a realização dos fóruns.
Para realizar um fórum temático, um grupo de pessoas fica responsável por:
- propor um tema dentro da proposta dos fóruns temáticos (temas variados, mas desde perspectivas contra-hegemônicas, anti-sexista, anti-racista, anti-especista, anti-elitista e de cuidado, apreciação e incentivo da diversidade)
- discutir e propor a estrutura e tempo de duração do fórum (o fórum será dividido em módulos? e vai durar quanto tempo?)
- discutir e propor ferramentas e formatos para realização do fórum (haverá encontros periódicos via bate-papo, lista de discussão, leitura e elaboração coletiva de textos e outros materiais?)
- convidar pessoas para participar do fórum (será um fórum público e aberto à participação de todas as pessoas interessadas ou haverá alguma restrição para participação? o grupo vai convidar alguém para falar de um tema específico? como será a participação de convidadxs?
- oferecer assistência na utilização das ferramentas de realização do fórum (o grupo pode escrever um tutorial, por exemplo)
- incentivar xs participantes do fórum a discutir e propor melhorias na estrutura, tempo de duração, ferramentas e formato dos fóruns (estas discussões podem acontecer ao início e fim de cada fórum)
- documentar o processo de elaboração, realização e conclusão do fórum, para facilitar a realização de novos fóruns e para edição na revista
: alguns temas
feminismos radicais
ecofeminismo y anti-especismo ::: feminismos de cor* (negro, indígena, muçulmano, ticano, enfim, não-branco) ::: anarcofeminismo ::: feminismo lesbiano ::: scum manifesto :::
violência policial
direito penal no Brasil e no mundo ::: violência e construção da masculinidade ::: feminicídio, violência doméstica e conivência do estado ::: história colonial e violência ::: criminalização de movimentos sociais ::: mídia e violência
crise dos alimentos
veganismo e luta anti-especista ::: o que é agronegócio? ::: relação entre soberania alimentar, conhecimentos tradicionais e feminismo :::
: alguns formatos
- fórum dividido em módulos com encontros no irc, debates e apresentação de trabalhos ao final de cada módulo. o trabalho a ser apresentado sobre determinada conversa ou texto pode ter um formato não-ortodoxo, tipo escrever um poema, gravar uma vinheta, fazer uma arte. esse material pode ser usado na revista.
: fofoca
e aí, o que tão achando?