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Generovou tentar reunir algumas referências, achadas por aí, sobre o uso da palavra "gênero". então coloco a questão: se a luta é feminista (é mesmo?) então o que são grupos que discutem gênero? também queremos agrupar referências aos usos da palavra emancipação, que parece ter relação com o processo de libertação enfim... organizo aqui algumas referências. e aguardo contribuições! ainda não são muitas, nem muito boas. { sei que umas feministas como a rosi braidotti, por exemplo, recusam-se a utilizar a expressão "estudos de gênero" porque acreditam que isso despolitiza o esquema. preferem falar em estudos feministas ou estudos das mulheres. isso tem alguns porquês. o primeiro e mais óbvio tem a ver com a política na academia. os núcleos de estudos de gênero foram a princípio espaços políticos importantes para mulheres. no entanto, com os estudos sobre masculinidades esses núcleos passaram a ser espaços mistos, com maior participação de homens. daí existir essa preocupação em salvaguardar um certo nicho específico para mulheres (que tem a ver com um medo de que esses espaços sejam assimilados por um masculinismo, ou com uma disputa de poder dentro do próprio nicho de estudos de gênero). depois tem a ver com uma certa despolitização via um discurso de neutralidade: estou analizando as dinâmicas de gênero de uma tal sociedade e não estou analizando a dinâmica da opressão de um grupo por outro. falar em "gênero" não é falar em opressão ou assimetria social.} hmmmm... talvez seja isso! gênero é um dos temas tratados pelas feministas, talvez seja isso! [vou colocar meu comentário rapidinho depois dou um gás nele. eu acho que: gênero é uma "novidade" (meio velha, né?) O uso da palavra gênero pode ser perigoso neste caso, pois, conforme alerta Fiorenza, a “política de gênero entende as diferenças entre os gêneros Desde os tempos de institucionalização do movimento em torno de Jesus de Nazaré, as mulheres têm sofrido uma perseguição social Com objetivo de combater esta ideologia, que ainda é forte nos dias atuais, as teólogas têm assumido, com paixão, referência 2
O uso da palavra “gênero”, como já dissemos, tem uma história que é tributária de movimentos sociais de mulheres, feministas, -- Desta forma, uma história feminista torna-se uma maneira de fazer a crítica da maneira como esta história é narrada e como esta disciplina atua, tornando-se um “lugar de produção do saber de gênero”.44 Para quem quer escrever esta história, trata-se de observar os significados “variáveis e contraditórios” que são atribuídos à diferença sexual. Além disso, é preciso perceber em quais contextos políticos os significados da diferença sexual são criados e/ou criticados e, então, verificar como, por exemplo, o “verdadeiro homem” ou a “verdadeira mulher” são diferentes em cada período do passado, procurando sempre se diferenciar um do outro, e ao mesmo tempo nunca coincidindo com as pessoas de “carne e osso”. referência 3 - do texto tocando em todas as bases, traduzido no blog heresia.birosca.org Passei toda a minha vida procurando por uma sólida definição de mulher, e um inquestionável senso do que seja um homem. Não encontrei nada, exceto vagas definições de gênero levadas por grupos e indivíduos para suas próprias finalidades. referência 4 [mini-glossário do livro preconceito contra a "mulher" da coleção preconceitos, escrito por sandra azerêdo] [dá pra ver a influência da butler, né?] referência 5 A raiz da palavra em inglês, francês e espanhol é o verbo latino generare, gerar, e a alteração latina gener-, raça ou tipo. Um sentido obsoleto de “to gender” em inglês é “copular” (Oxford English Dictionary). Os substantivos “Geschlecht”, “Gender”, “Genre” e “Género” se referem à idéia de espécie, tipo e classe. “Gênero” em inglês tem sido usado neste sentido “genérico”, continuadamente, pelo menos desde o século quatorze. Em francês, alemão, espanhol e inglês, “gênero” refere-se a categorias gramaticais e literárias. As palavras modernas em inglês e alemão, “Gender” e “Geschlecht”, referem diretamente conceitos de sexo, sexualidade, diferença sexual, geração, engendramento e assim por diante, ao passo que em francês e em espanhol elas não parecem ter esses sentidos tão prontamente. Palavras próximas a “gênero” implicam em conceitos de parentesco, raça, taxonomia biológica, linguagem e nacionalidade. O substantivo “Geschlecht” tem o sentido de sexo, linhagem, raça e família, ao passo que a forma adjetivada “Geschlechtlich” significa, na tradução inglesa, sexual e marcado pelo gênero. Gênero é central para as construções e classificações de sistemas de diferença. A diferenciação complexa e a mistura de termos para “sexo” e “gênero” são parte da história política das palavras. Os significados médicos acrescentados a “sexo” se somam progressivamente a “gênero”, no inglês, através do século vinte. Significados médicos, zoológicos, gramaticais e literários têm, todos, sido contestados pelos feminismos modernos. -- mas, na passagem da 211 pra 212... A teoria e a prática feminista em torno de gênero buscam explicar e transformar sistemas históricos de diferença sexual nos quais “homens” e “mulheres” são socialmente constituídos e posicionados em relações de hierarquia e antagonismo. Já que o conceito de gênero está tão intimamente ligado à distinção ocidental entre natureza e sociedade ou natureza e história, via a distinção entre sexo e gênero, a relação das teorias feministas de gênero com o marxismo está vinculada à sorte dos conceitos de natureza e trabalho no cânone marxista e na teoria ocidental de modo mais geral. -- mais adiante, falando sobre rubin: Ela definia o sistema sexo-gênero como o sistema de relações sociais que transformava a sexualidade biológica em produtos da atividade humana e no qual são satisfeitas as necessidades sexuais específicas daí historicamente resultantes. Ela reclamava uma análise marxista dos sistemas de sexo/gênero como produtos da atividade humana que podem ser transformados através da luta política. Rubin via a divisão sexual do trabalho e a construção psicológica do desejo (especialmente a formação edipiana) como fundamentos de um sistema de produção de seres humanos que atribuía aos homens direitos sobre as mulheres que elas próprias não tinham sobre si mesmas. Para garantir a sobrevivência material, quando homens e mulheres não podem realizar o trabalho um do outro, e para satisfazer estruturas profundas de desejo no sistema de sexo/gênero no qual homens trocam mulheres, a heterossexualidade é obrigatória. A heterossexualidade obrigatória é, portanto, central na opressão das mulheres. referência 6: texto de judith butler: sex and gender in simone de beauvoir second sex, traduzido toscamente por yo (se não me engano partes desse texto estão traduzidas na coletânea feminismo como crítica da modernidade sobre o nome de "variações sobre sexo e gênero"): ser um gênero, seja homem, mulher, ou outra coisa, é estar engajada numa permanente interpretação cultural de nossos corpos e, por isso mesmo, estar dinamicamente posicionada num campo de possibilidades culturais. gênero deve ser entendido como uma modalidade de tomar e realizar possibilidades, um processo de interpretação do corpo, dando a ele uma forma cultural. em outras palavras, ser mulher é tornar-se mulher; não trata-se de aquiescer a um status ontológico fixo, porque nesse caso poderíamos nascer mulheres, mas ao invés disso, é um processo ativo de apropriação, interpretação e reinterpretação de possibilidades culturais recebidas. |